Ficha de Ordem Religiosa
    
Designação
Ordem dos Frades Menores. Província dos Algarves

Sumário
Segunda das três províncias da Regular Observância da Ordem dos Frades Menores (Primeira Ordem de São Francisco).

Caracterização geral
Designação canónica
Designação canónica: "Ordo Fratrum Minimorum"

Tipo ordem
Mendicante

Género
Masculino

Cronologia
1532-01-09 Sabendo que neste ano se iria realizar o Congresso Geral da Ordem dos Frades Menores, em Tolosa (Toulouse), França, D. João III solicita autorização para que a Província de Portugal se possa dividir em duas.
1532-05-29 A solicitação de D. João III é atendida e o Comissário Geral da Ordem dos Frades Menores, frei Mathias Weissen, envia ao rei de Portugal uma Patente a autorizar a referida divisão, competindo ao monarca definir a forma como seria feita essa divisão e o nome da Província separada.
1533, finais É criada a Província dos Algarves e é feita a divisão dos conventos administrados por cada uma das províncias. A Província dos Algarves fica com 13 conventos de religiosos e três de religiosas. A Província de Portugal fica com 22 conventos de religiosos e quatro de religiosas
1584 No Capítulo Provincial celebrado no Convento de Xabregas é constituída a Custódia de São João Evangelista, que agrega os conventos dos Açores (cinco de religiosos e seis de religiosas) que pertenciam ao extinto ramo dos claustrais.
1594 A Custódia de São João Evangelista passa a estar subordinada ao Provincial da Província dos Algarves.
1639 A Custódia de São João Evangelista é elevada a província, passando a constituir a terceira província da regular observância.

Fontes e Bibliografia
Casas Religiosas relacionadas
Inventariantes
Rita Mégre
Última atualização - 2017-11-10