Ficha de Ordem Religiosa
    
Designação
Ordem dos Frades Menores. Província da Ordem Terceira Regular

Outras designações
Província da Terceira Ordem Regular; Província da Ordem Terceira Regular; Ordem Terceira da Penitência; Ordem Terceira de São Francisco; Frades borras

Caracterização geral
Designação canónica
Designação canónica: "Ordo Fratrum Minimorum"

Tipo ordem
Mendicante

Cronologia
1568 A Provínica da Ordem Terceira Regular é colocada na dependência directa do provincial da Província de Portugal da Regular Observância.
1780-02-29 Por Bula de Pio VI, a Província da Ordem Terceira Regular torna-se Congregação autónoma e passa a designar-se Congregação Portuguesa dos Irmãos da Terceira Ordem da Penitência..
1829 Um Parecer da Junta do Exame do Estado Actual e Melhoramento Temporal das Ordens Regulares sobre os conventos do país contabiliza como pertencentes à Ordem Terceira de São Francisco um total de 14 conventos, com 123 religiosos e 1.0976$361réis em rendas.
1832-05-28 Em representação dirigida ao rei, o «Geral da Congregação da Terceira Ordem da Penitencia» manifesta, em seu nome e dos religiosos da sua congregação, a sua fidelidade e respeito a D. Miguel, e oferecem as suas pessoas, vidas e bens para serem empregues na defesa de sua majestade.
1832-08-06 O Secretário de Estado dos Negócios Eclesiásticos e de Justiça, em nome do rei, agradece ao Geral e aos religiosos da Congregação da Terceira Ordem da Penitencia «os sentimentos leaes e honrados» expressos na representação de 28 de Maio.

Fontes e Bibliografia
Casas Religiosas relacionadas
Inventariantes
Rita Mégre
Última atualização - 2018-07-27