Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX

(1/1)
Designação
Hospício de Nossa Senhora da Conceição

Código
LxConv098

Outras designações
Hospício dos Religiosos de Belém; Hospicio dos Arrábidos

Morada actual
Calçada da Ajuda

Sumário
O Hospício dos Arrábidos localizava-se numa dependência do Palácio de Belém, tendo os frades sido expulsos do local na primeira metade do século XVIII, depois de D. João V passar a habitar o palácio.

Caracterização geral


Ordem religiosa
Ordem dos Frades Menores. Província de Santa Maria da Arrábida

Género
Masculino

Caracterização actual


Situação
Hospício - Demolido(a)

Descrição


Enquadramento histórico
O Hospício dos Arrábidos localizava-se numa dependência do Palácio de Belém, tendo sido fundado antes do início do segundo quartel do século XVIII, antes de o palácio passar a ser posse régia, após compra da propriedade [a]os condes de Aveiras [...]. Tinham elles parte do edificio, a que olha para o norte, destinada a hospício dos frades arrabidos, que lá tinham meia duzia de cellas, capella e refeitorio, para quando vinham a Lisboa. O sitio era tambem conhecido pelo nome de Arrabida, em rasão da hospitalidade que os frades ali tinham (VIDAL, 1900, p. 16).

Em 1726, D. João V compra a propriedade por duzentos mil cruzados, tendo algum tempo depois expulsado os arrábidos do seu hospício, que não mais terá tido ocupação religiosa.

Cronologia


1726 D. João V compra a quinta do Conde de Aveiras e a do Conde de São Lourenço (a essa contígua), passando aí a habitar;
1726 | 1750 D. João V expulsa os frades arrábidos do seu hospício.

Fontes e Bibliografia


Cartografia

FAVA, Duarte José; - [Carta Topográfica da cidade de Lisboa preparada em 1807]. 3 plantas. 2305-2-16-22.

Monografia

PORTUGAL, Fernando; MATOS, Alfredo de - Lisboa em 1758. Memórias Paroquiais de Lisboa. Lisboa: Publicações Culturais da Câmara Municipal de Lisboa, 1974, p. 307.

VIDAL, Angelina - Lisboa Antiga e Lisboa Moderna - Elementos Históricos da Sua Evolução. Lisboa: Typographia Gazeta de Lisboa, 1900.

Material Fotográfico


Hospício de Nossa Senhora da Conceição | Carta topográfica da cidade de Lisboa preparada em 1807.


Inventariantes


Tiago Borges Lourenço - 2015-09-24


© in patrimonium .net
Câmara Municipal de Lisboa
 Data: 2024-04-19