Ficha de Ordem Religiosa
    
Designação
Ordem dos Carmelitas Descalços

Outras designações
Ordem dos Irmãos Descalços da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo; Ordem Carmelitana Descalça

Sumário
A Ordem dos Carmelitas Descalços nasceu da reforma da Ordem do Carmo, em meados do séc. XVI, impulsionada por Santa Teresa de Jesus, inspirada pela austeridade vivida nos primeiros conventos dos eremitas do Monte Carmelo, em Jerusalém (séc. XII). Reformado o ramo feminino a partir do Convento de Ávila, Teresa de Jesus empreendeu a reforma do masculino. O projecto foi aprovado pelo Papa Pio V e confirmado por Gregório XIII, dando-se a separação completa dos Carmelitas Descalços em relação aos Calçados em 1593.

Enviado por Santa Teresa a Portugal, Frei Ambrósio Mariano funda o primeiro convento de Carmelitas Descalços, em Lisboa, a 15 de Outubro de 1581, com apoio de Filipe II, e três anos depois o primeiro feminino, o Convento de Santo Alberto, também em Lisboa. Após a Restauração, com o patrocínio de D. Luísa de Gusmão, os carmelitas tiveram um grande incremento no nosso país. Em 1773, um breve de Clemente XIV separa os carmelitas descalços portugueses dos espanhóis, criando a Ordem dos Carmelitas Descalços de Portugal, onde se incluía a Congregação de Nossa Senhora do Monte Carmelo. Com a extinção das ordens religiosas, em 1834, vão lentamente desaparecendo os dez mosteiros que Portugal contava à época, à excepção do de Coimbra que é encerrado com o advento da República. A mudança política nos anos 20 do séc. XX permitiu a reimplantação dos carmelitas no nosso país. Actualmente todos seguem uma regra comum, adotada desde 1936, baseada na regra original de Santo Alberto, patriarca de Jerusalém, e nas constituições de Santa Teresa, segundo o pensamento do II Concílio do Vaticano.

Caracterização geral
Designação canónica
Designação canónica: "Ordo Fratrum Discalceatorum Beatissimae Mariae Virginis de Monte Carmelo" | "Ordo Fratrum Carmelitarum Discalceatorum"
Sigla: O. C. D.

Tipo ordem
Mendicante

Género
Masculino e Feminino

Origem
Espanha

Fundador
Santa Teresa de Ávila

Cronologia
C. 1540 Fundação, por Santa Teresa de Jesus, da Ordem dos Carmelitas Descalços.
1831-12-17 | 1831-12-31 O Prior Geral dos Carmelitas Descalços oferece um donativo de 7$200 réis para se adquirir equipamento para os Corpos de voluntários Realistas e milícias.

Fontes e Bibliografia
Casas Religiosas relacionadas
Inventariantes
Henrique Martins
Última atualização - 2018-07-20

Imagens: 1