DesignaçãoOrdem dos MínimosOutras designaçõesOrdem dos Mínimos de São Francisco de Paula; Ordem de São Francisco de Paula; Ordem dos Religiosos de São Francisco de Paula; Ordem dos Eremitas de São Francisco; Mínimos; PaulanosSumárioA Ordem dos Mínimos foi fundada em Itália por São Francisco de Paula (1416-1507) e teve origenm numa pequena comunidade de cariz marcadamente austero e vivência eremitica que se desenvolveu a partir de 1535.
Aprovada como congregação diocesana em 1470 pelo bispo de Conzenza, foi reconhecida por Sisto IV em Maio de 1474, com o nome inicial de Ordem dos Eremitas de São Francisco de Assis. Data desse ano a versão primitiva da Regra redigida por São Francisco de Paula, que teria a sua versão definitiva aprovada por Júlio II em 1506. A par dos votos tradicionais, a Regra dos Mínimos mantinha um quarto voto, o da quaresma perpétua, denunciando a austeridade das suas origens.
A presença dos Mínimos em Portugal está associada a frei Ascenso Vaquero, religioso da Andaluzia que em Julho de 1717 obtém autorização de D. João V para fundar um hospício em Lisboa. Localizado na zona da Pampulha, o hospício foi elevado a convento em 1753 com a designação de Convento de São Francisco de Paula. O ramo português da Ordem esteve inicialmente na dependência da Província de Castela, tornando-se província autónoma por volta de 1764.Designação canónicaDesignação canónica: "Ordo Minimorum" Sigla: O.M.
GéneroMasculino e Feminino
RegraMínimos
OrigemItália
FundadorSão Francisco de Paula
1717-07-13 Entrada da Ordem dos Mínimos em Portugal.
Casas Religiosas relacionadas Rita Mégre Última atualização - 2016-07-13
| |