Ficha de Casa Religiosa
    
Designação
Convento de São Filipe de Lisboa

Código
LxConv009

Morada actual
Rua Presidente Arriaga, 9-13

Sumário
Fundado em 1581, o Convento de São Filipe de Lisboa foi o primeiro da Ordem dos Carmelitas Descalços na cidade, aí funcionando igualmente o noviciado. Em maio de 1585 nele ocorreu um Capítulo Provincial da Ordem, o primeiro e único em Portugal em mais de quatro séculos. Localizava-se nas imediações do Convento de Santo Alberto, à Pampulha, sensivelmente no local onde desde a primeira metade do século XVII se implanta o Convento de São João de Deus. Teve uma curtíssima duração no tempo, uma vez que os religiosos abandonaram o local logo em 1604. Daí transitaram para umas casas junto da Igreja de São Crispim, ao Castelo, até se terem definitivamente instalado, em 1611, no Convento de Nossa Senhora dos Remédios de Lisboa, a Santos-o-Velho.

Caracterização geral
Ordem religiosa
Ordem dos Carmelitas Descalços

Género
Masculino

Data de fundação
1581

Data de extinção
1604

Caracterização actual
Situação
Convento - Demolido(a)

Descrição
Enquadramento histórico
Fundado em 1581, o Convento de São Filipe de Lisboa foi o primeiro da Ordem dos Carmelitas Descalços na cidade, aí funcionando igualmente o noviciado. Convocado pelo Padre Frei Jerónimo Graciano da Madre de Deus, em maio de 1585 ocorreu no convento um Capítulo Provincial da ordem (SACRAMENTO, II, 1721, p.271), o terceiro da história da Ordem e único em Portugal em mais de quatro séculos (até 2009). Anexo à casa da Ordem da Andaluzia, localizava-se nas imediações do Convento de Santo Alberto (LxConv068), à Pampulha, sensivelmente no local onde desde a primeira metade do século XVII se implanta o Convento de São João de Deus (LxConv047). Teve uma curtíssima duração no tempo, uma vez que os religiosos abandonaram o local logo em 1604: Os primeyros Religiosos, que vierão a fundar este Convento, foram o P. Fr. Ambrosio Mariano de S. Bento (donde vem chamarem commummente aos ditos Religiosos, Marianos [...]) & outros cinco mais, que vierão em sua companhia, dos quaes erão dous Leygos. Estiverão naquelle primeyro sitio alguns annos, até q a dita D. Milicia [as proprietária das casas onde o convento se instalou] por morte de seu marido lhes poz demanda; & depois de hum renhido pleyto, lho tirou, por não ter assinado em hua escritura de venda, que seu marido tinha feyto aos Religiosos, de que resultou comprarem elles huas casas, situadas ao pé do Castello desta Cidade, defronte da Igreja de S. Crispim, para as quaes se passarão os Religiosos no primeyro dia de Outubro de 1604. [...] Depois dos ditos Religiosos assistirem alli alguns annos, experimentarão não ser aquelle sitio accomodado, & conforme à sua Regra, o venderão a Antonio Fernades Ximenes, (que nelle fez hum Collegio para os Irlandezes) & compràrão outro sitio junto à Igreja de Santos o Velho, a Valco Fernandes Cesar & a Francisco Soares, por cento & vinte mil reis [...] [onde] se lançou a primeyra pedra [do Convento de Nossa Senhora dos Remédios de Lisboa (LxConv066)] [...] hua quarta feyra 27 de Setembro de 1606 & no anno de 1611 se passarão os Religiosos em hua devota, & solemne processão, que se fez aos tres de Mayo (COSTA, III, 1712, pp. 521-522).

Em 1629 as casas onde esteve instalado o Convento de São Filipe de Lisboa foram vendidas a Dom Antonio Mascarenhas, o qual, movido de sua muyta piedade e special devoçam ao Protector dos pobres enfermos [...] ajustou com os Filhos de Sancto fabricarlhe hum convento [de São João de Deus] em que elles exercitassem a sua caridade com os enfermos (História dos Mosteiros, II, 1972, pp. 103-104), o que se concretizou já depois da sua morte, em 1637.

Caracterização arquitectónica
Desconhece-se a existência de qualquer desenho ou descrição do convento, tendo provavelmente sido instalado em edificações pré-existentes.

Cronologia
1581 Fundação do Convento de São Filipe, na Pampulha, o primeiro da Ordem dos Carmelitas Descalços em Lisboa
1585-05-10 Início da celebração do 3º Capítulo Provincial dos Carmelitas Descalços no Convento de São Filipe de Lisboa.
1604 Os religiosos abandonam o Convento de São Filipe de Lisboa, transitando para umas casas, ao Castelo, junto da Igreja de São Crispim.
1608 Início da construção do Convento de Nossa Senhora dos Remédios de Lisboa.
1611-05-03 Os religiosos da Ordem dos Carmelitas Descalços entram no seu novo Convento de Nossa Senhora dos Remédios de Lisboa, a Santos-o-Velho.

Fontes e Bibliografia
Material Fotográfico
Convento de São Filipe de Lisboa | Planta da Cidade de Lisboa na margem do rio Tejo...(c. 1598).

Inventariantes
Tiago Borges Lourenço - 2016-02-16

Imagens: 1