Ficha de Casa Religiosa
    
Designação
Hospício de Nossa Senhora da Conceição

Código
LxConv098

Outras designações
Hospício dos Religiosos de Belém; Hospicio dos Arrábidos

Morada actual
Calçada da Ajuda

Sumário
O Hospício dos Arrábidos localizava-se numa dependência do Palácio de Belém, tendo os frades sido expulsos do local na primeira metade do século XVIII, depois de D. João V passar a habitar o palácio.

Caracterização geral
Caracterização actual
Situação
Hospício - Demolido(a)

Descrição
Enquadramento histórico
O Hospício dos Arrábidos localizava-se numa dependência do Palácio de Belém, tendo sido fundado antes do início do segundo quartel do século XVIII, antes de o palácio passar a ser posse régia, após compra da propriedade [a]os condes de Aveiras [...]. Tinham elles parte do edificio, a que olha para o norte, destinada a hospício dos frades arrabidos, que lá tinham meia duzia de cellas, capella e refeitorio, para quando vinham a Lisboa. O sitio era tambem conhecido pelo nome de Arrabida, em rasão da hospitalidade que os frades ali tinham (VIDAL, 1900, p. 16).

Em 1726, D. João V compra a propriedade por duzentos mil cruzados, tendo algum tempo depois expulsado os arrábidos do seu hospício, que não mais terá tido ocupação religiosa.

Cronologia
1726 D. João V compra a quinta do Conde de Aveiras e a do Conde de São Lourenço (a essa contígua), passando aí a habitar;
1726 | 1750 D. João V expulsa os frades arrábidos do seu hospício.

Fontes e Bibliografia
Material Fotográfico
Hospício de Nossa Senhora da Conceição | Carta topográfica da cidade de Lisboa preparada em 1807.

Inventariantes
Tiago Borges Lourenço - 2015-09-24

Imagens: 1