Ficha de Ordem Religiosa
    
Designação
Congregação dos Agostinhos Descalços

Outras designações
Ordem dos Eremitas Descalços de Santo Agostinho; Ordem dos Frades Eremitas Descalços de Santo Agostinho; Congregação de Nossa Senhora da Conceição dos Agostinhos Descalços; Real Congregação dos Agostinhos Descalços de Portugal; Agostinhos Descalços; Grilos / Grilas

Sumário
Congregação de origem portuguesa saída da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho. Foi fundada em 1592 e reconhecida pelo Papa Clemente X a 8 Fevereiro 1675.

Dividia-se em três províncias - Estremadura, Alentejo/Algarve e Beira.

Caracterização geral
Designação canónica
Designação canónica: "Ordo Augustiniensium Discalceatorum" | "Ordo Fratrum Eremitarum Discalceatorum Sancti Augustini"
Sigla: O.A..D.| O.E.D.S.A.

Tipo ordem
Mendicante

Género
Masculino e Feminino

Regra
Santo Agostinho

Origem
Portugal

Fundador
D. Luísa de Gusmão - Iniciativa régia
Padre Frei Manuel da Conceição

Cronologia
1682-02-25 Frei Manuel da Conceição, fundador da Congregação dos Agostinhos Descalços, morre no Convento do Monte Olivete.
1669-02-21 Alvará concedendo licença para fundação de seis conventos de religiosos Agostinhos Descalços no reino.
1819-09-01 Resolução da Junta do Melhoramento, dando como suprimidos vários conventos e hospícios de Agostinhos Descalços.
1830-03-02 No resumo das consultas especiais da Junta do Melhoramento elaborado no âmbito do «Plano e Regulamento das Ordens Regulares» determinado pelo Decreto de 7 de Setembro de 1829, é referido que os Agostinhos Descalços têm 14 conventos, 143 religiosos e 7465$573 de rendas, propondo-se apenas a supressão de um convento - Boa-Hora de Lisboa.
1819-03-31 Consulta ao rei de um parecer da Junta do Melhoramento relativo à supressão de alguns conventos e hospícios da Ordem dos Agostinhos Descalços. Esta supressão fora solicitada pelo vigário-geral e definitório da Congregação dos Agostinhos Descalços.


1821-05-10 O Vigário-geral da Congregação dos Agostinhos Descalços faz saber que se arrendam ou aforam os seguintes conventos e hospícios extintos: conventos da Senhora da Assunção (Sobreda da Caparica), Bom Jesus (Porto de Mós), Senhora da Conceição (Montemor-o-Novo) e Senhora da Orada (Monsaraz); hospícios de São Nicolau Tolentino (Mora), Nossa Senhora dos Anjos (Grândola) e Nossa Senhora da Ajuda (Malhada Sorda). O extinto Hospício de Nossa Senhora dos Pobres (Loulé) foi entregue à Santa Casa da Misericórdia.

Fontes e Bibliografia
Casas Religiosas relacionadas
Inventariantes
Rita Mégre
Última atualização - 2018-11-20