Ficha de Ordem Religiosa
    
Designação
Ordem de Cister

Outras designações
Ordem Cisterciense; Ordem de São Bernardo; Congregação de São Bernardo; Ordem das Religiosas de São Bernardo; Cistercienses; Bernardos; Monges Bernardos; Monges de São Bernardo; Monges Brancos

Caracterização geral
Designação canónica
Designação canónica: "Ordo Cisterciensis"
Sigla: O. Cist.

Tipo ordem
Monástica

Género
Masculino e Feminino

Regra
São Bento

Origem
França | Cister

Fundador
São Roberto de Molesme

Cronologia
1831-12-19 | 1831-12-31 O Procurador-Geral da «Congregação dos Bernardos em Lisboa», frei Joaquim da Cunha, oferece um donativo de 40$000 réis para se adquirir equipamento para os Corpos de voluntários Realistas e milícias.
1832-04-09 Em carta dirigida ao rei, o Abade Geral da Congregação de São Bernardo, manifesta a sua «inabalavel» lealdade a D. Miguel e coloca à disposição «as suas pessoas e os seus bens em quanto forem necessários para a defeza da Santa Religião, e do seu Real Throno».
1832-05-19 O ministro dos Negócios Eclesiásticos e de Justiça, agradece em nome do rei o apoio e informa que «Sua Majestade Se Aproveitará do mesmo Offerecimento se as circunstancias o exigirem».
1826-11-21 Portaria da Infanta Regente dirigida ao Abade-geral da «Congregação de São Bernardo» dando conhecimento que nos mosteiros daquela congregação está a ser dado acolhimento a indivíduos aprovados para o recrutamento do Exército, o que vai contra bem e serviço público e contra as leis e ordens em vigor, e determinado maior vigilância na observância da lei.

Fontes e Bibliografia
Casas Religiosas relacionadas
Inventariantes
Rita Mégre - 2015-11-05
Última atualização - 2018-07-20

Imagens: 1