Ficha de Ordem Religiosa
    
Designação
Congregação dos Clérigos Marianos da Imaculada Conceição

Outras designações
Congregação dos Clérigos Marianos da Imaculada Conceição da Beatíssima Virgem Maria; Congregação dos Clérigos Regulares da Imaculada Conceição da Virgem Maria Sufragadores das Almas do Fogo e do Purgatório.; Marianos Conceicionistas

Sumário
A Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição foi fundada em 1673, na Polónia, pelo padre Estanislau de Jesus Maria Papczynski. No início de 1752 recebe uma carta do padre português António de Sousa Salazar Teixeira, na qual se pedia a vinda de dois religiosos marianos para Portugal, a fim de aí fundar uma ordem dedicada ao culto da Imaculada Conceição. O projecto foi falsamente apresentando como se fosse autorizado e correspondesse a um desejo do próprio Rei D. José I, e uma vez chegados a Lisboa, os dois religiosos rapidamente perceberam que o projecto da fundação nascera exclusivamente das ambições pessoais do Padre. Salazar e que não havia qualquer desejo nem aprovação régia ou eclesiástica. Um dos religiosos decidiu então regressar à Polónia e o outro, Frei Casimiro, manteve-se em Portugal onde iniciou as diligências para a fundação de uma casa religiosa no país, o que ocorre dois anos depois em Balsamão (Trás-os-Montes), já após a súbita morte do religioso. No decorrer das décadas seguintes, fundam outras casas religiosas no norte do país (Algoso, no concelho de Vimioso, e Cedovim, no concelho de Vila Nova de Foz Côa) e um hospício em Lisboa, no bairro de Alfama.

Caracterização geral
Tipo ordem
Clérigos Regulares

Género
Masculino

Origem
Polónia

Fundador
Estanislau de Jesus Maria Papczynski

Cronologia
1830-03-02 No resumo das consultas especiais da Junta do Melhoramento elaborado no âmbito do «Plano e Regulamento das Ordens Regulares» determinado pelo Decreto de 7 de Setembro de 1829, é referido que a Congregação dos Clérigos Regulares da Imaculada Conceição tem três casas, 23 padres e 304$000 réis de renda. A Junta é de parecer que o Hospício de São Rafael se suprima e que os religiosos passem para o Hospício de Algoso.

Fontes e Bibliografia
Casas Religiosas relacionadas
Inventariantes
Rita Mégre - 2015-09-14